sexta-feira, 8 de abril de 2011

Impossibilidade do entendimento racional : um minuto de silêncio

Dia 07 de abril de 2011, ontem. O espaço dedicado ao Direito das Famílias tenta buscar explicações sobre o episódio fatídico acontecido no Rio de Janeiro, onde 13 crianças faleceram após um ataque de ex-aluno.
Ontem não consegui comentar o assunto em sala de aula, me faltava palavras, pois a imagem de meus filhos saltavam aos olhos da minha mente e o coração batia mais rápido. Tanto desespero visto na TV. Como pode uma pessoa entrar em uma escola armada, pedir para os alunos entrarem na sala de aula, e depois escolher e atirar?
Diante de tanto sofrimento lembro que a pouco tempo passamos pela proposta do porte de arma, do uso de arma, de leis mais duras, passamos pelo Estatuto do Desarmamento, mas o que se viu foi um jovem com uma arma e munição para matar mais de 30 pessoas.
O reflexo da sociedade brasileira pode estar estampado na cara do atirador, dos pais e das crianças mortas e feridas.
Em verdade, nunca funciona o que vem das esferas superioras e é imposto a um povo. O que se deve é ter um povo que tenha suas manifestações acolhidas, respeitadas. Um quadro social que reflita dignidade a cada integrante da sociedade, um quadro que remeta a inclusão das massas, que remeta oportunidade de exercer cidadania, ter emprego, salario digno, educação de qualidade, fortalecimento social como um todo.
Talvez a violência não seja mais do que o resultado da falta da verdadeira democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário